Notícias

TJ/BA:1ª Vara da Infância e Juventude promove a adoção de 20 crianças e adolescentes

Na manhã de terça-feira (20), a 1ª Vara da Infância e Juventude proporcionou a inserção de 20 crianças e adolescentes em famílias substitutas por meio da adoção. Essas famílias, habilitadas e cadastradas no Conselho Nacional de Adoção (CNA), obtiveram a sentença definitiva do processo de adoção.

O Juiz Titular, Walter Ribeiro Costa Júnior, e sua equipe multidisciplinar estão otimistas com os resultados alcançados. Desde que assumiu a titularidade da Vara, o percentual de crianças e adolescentes institucionalizados caiu pela metade, permanecendo com índices estáveis ao longo dos últimos cinco anos.

Essa medida de inserção do menor em famílias substitutas consiste em uma das ações promovidas pela Justiça da Infância e da Juventude, que vem realizando audiências de forma concentrada. Essas sessões proporcionam agilidade nos procedimentos, tendo em vista o interesse maior da criança e do adolescente à convivência familiar.

Os interessados em oferecer um lar a uma criança ou a um adolescente devem se dirigir à 1ª Vara da Infância e Juventude, ser maior de 18 anos e comprovar moradia em Salvador.

Ao comparecer à Vara, o requerente recebe uma relação de documentos necessários para entrar na fila de espera e preenche um formulário exigido. Em seguida, deve, obrigatoriamente, participar do curso preparatório para a adoção.

A sede da 1ª Vara da Infância e da Juventude fica localizada na Avenida Antônio Carlos Magalhães, nº 1068, Edifício Pituba Parque Center, Itaigara.

Fonte: TJ/BA

Acessos

×