FECOM-BA Obteve o Certificado ISO 9001:2008
O Fundo Especial de Compensação – FECOM/Bahia obteve o seu primeiro Certificado ISO 9001:2008 (sob n* 2016/CEP.5021) pela empresa certificadora portuguesa - APCER, comprovando que o seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) vem cumprindo os requisitos da norma NBR ISO 9001:2008 e está com todo o procedimento qualificado conforme a ISO para obter a certificação.
O certificado emitido no dia 2 de fevereiro de 2016, válido até 15 de setembro de 2018, corresponde à auditoria realizada no FECOM em 2015, primeiro ano em que o Fundo solicitou a inspeção.
No ano de 2017, o FECOM obteve uma nova certificação pela empresa LHS Certificadora (sob número 90117-Q), com emissão em 22 de junho de 2017, demonstrando que o Fundo busca a melhoria contínua dos serviços fornecidos, com o desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade.
A inserção de um Sistema de Gestão da Qualidade caracteriza a obtenção de uma forte ferramenta que possibilita a otimização de diversos processos dentro da organização, sempre focando a qualidade e aperfeiçoamento dos serviços prestados.
O Certificado ISO 9001 não é obrigatório, embora seja uma escolha estratégica da empresa de implementar um Sistema de Gestão de Qualidade. Obtê-lo representa a preocupação com a adoção de medidas para melhorar e desenvolver o SQG do FECOM.
Para obter a certificação, a empresa passa por um processo de auditoria e precisa atender a todos os requisitos como: definição do método de implementação adequado para a empresa; definição de uma equipe de implementação; diagnóstico e planejamento; envolvimento da equipe de funcionários; implementação dos requisitos da norma; execução e editoria interna; e contratação de uma auditoria de certificação.